Como fazer pão caseiro

Você sabia que os pães que conhecemos hoje foram criados há mais de 6000 anos?

Não sabemos ao certo a data, mas existem registros no Antigo Egito que pães eram dados como salário para camponeses.

Ao contrário das ferramentas culinárias que temos hoje, naquela época os pães eram feitos de forma muito simples, moendo o trigo e adicionando água, para assim serem assados.

Com o passar do tempo, cada região do mundo criou seu próprio tipo de pão, com características diferentes. Do pão francês até o brasileiro pão de queijo, a arte de fazer pães é reinventada todos os dias e você pode começar a criar o seu próprio pão com as dicas que preparamos!

Valor nutricional

O pão caseiro é rico em fibra alimentar, possuindo aproximadamente 6% da fibra necessária para uma dieta de 2000 kcal a cada 50 mg. Além disso é possível diminuir sua quantidade de sódio e gorduras, controlando o tipo de farinha utilizada e a quantidade de óleo ou manteiga da receita.

O valor energético do pão caseiro é de aproximadamente 200 kcal, o que equivale a 10% do valor diário.

Preparação – Os ingredientes necessários

A receita de pão caseiro é constituída por ingredientes fáceis de encontrar e um processo que, apesar de demorado, muito fácil de de fazer e que pode ser realizado por pessoas de todas as idades.

O primeiro item da lista é a farinha. Como coração de qualquer pão caseiro, você deve buscar uma farinha de trigo de qualidade tipo 1, o tipo adequado para fazer pães.

O segundo item mais importante da receita é o fermento biológico. Diferente do fermento químico usado para fazer bolos, o fermento biológico é composto por fungos que auxiliam no crescimento da massa. Mas não se preocupe: os fungos utilizados são microscópicos e não fazem mal a saúde. Como o fermento biológico é usado em quantidades pequenas, recomendamos que, a não ser que você vá fazer pães todos os dias, compre sachês de 10g, pois após aberto o fermento dura apenas 7 dias.

Além da farinha e do fermento, você também irá precisar de água, e ela tem um papel importante no funcionamento do fermento e, para não matar os fungos, deve estar morna ao toque, para que a ativação do fermento seja feita sem problemas.

Você também irá precisar de sal, manteiga e açúcar, mas em quantidades menores.

Com todos os ingredientes em mente, vamos à lista de compras para que você comece a assar seus pães.

Passo a passo – A receita de pão caseiro

Como explicamos, você precisará de uma farinha de qualidade para fazer seu pão caseiro e recomendamos a compra de um pacote de 1kg, pois é o necessário para fazer dois pães pequenos.

Os ingredientes necessários são:

  • 1 kg de farinha de trigo (tipo 1);
  • 400 ml de água morna (temperatura aproximada de 42 graus);
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 colheres de sopa de manteiga.

Após ter todos os ingredientes em mãos, você irá precisar de uma vasilha grande, capaz de conter todos os ingredientes, para realizar a mistura inicial.

1. Preparação do fermento

Para que o fermento seja ativado, você precisará adicionar metade da água morna e mexer o fermento até dissolver. Deixe descansar por 5 minutos.

2. Misturar a massa

Após isso, basta adicionar a 900 mg de farinha, o açúcar, o sal e a manteiga no recipiente e mexer até que a massa ganhe liga. Adicione lentamente o restante da água, caso necessário.

3. Sovar a massa

Após a massa ganhar liga, você deve sová-la de forma que ela elimine o ar de dentro da massa e se torne inteiriça. Aqui você pode utilizar o restante da farinha nas mãos, para evitar que a massa grude e na superfície que você irá sovar a massa.

O processo leva cerca de 15 minutos se feito com as mãos ou cerca de 8 minutos se realizado em uma batedeira planetária.

4. Deixar a massa descansar

Após o processo, é necessário deixar que a massa cresça durante 1 hora e 30 minutos, onde ela deve dobrar de tamanho. Caso após esse tempo corte a massa ao meio com uma faca sem serra e coloque em uma ou duas formas para preparar para assar. Deixe a massa descansar por mais 45 minutos.

5. Assar o pão caseiro

Para finalizar, preaqueça o forno a 220 graus e, ao colocar os pães, diminua a temperatura para 180 e asse até dourar. Após isso é só retirar a forma e deixar descansar até esfriar.

Conservação

  • Como qualquer tipo de pão, não deixe com que ele fique exposto ao ar por muito tempo, pois isso irá endurecer a massa.
  • O ideal é conserva-lo em temperatura ambiente.
  • Recomendamos que você utilize um recipiente vedado ou um saquinho com vedação para conservar a umidade.
  • O pão deve ser consumido em até 3 dias.
  • Também é possível congelar o pão caseiro por até 6 meses.