O pão integral, muito popular nas prateleiras do supermercado e entre os que buscam uma vida mais saudável, tem sua origem, acredita-se, ainda na pré-história. Como não existiam processos de refinamento do trigo, os cereais eram apenas esmagados e misturados com água, criando uma pasta que era seca em pedras ao sol. Hoje em dia a produção do pão integralvisa moer os grãos integralmente, buscando preservar o máximo possível dos nutrientes. A grande vantagem do pão integralao pão brancoé a sensação de saciedade muito maior, dando menos fome ao longo do dia, tornando-o o queridinho das dietas e programas de reeducação alimentar. Além disso, as fibras preservadas no pão integralajudam a regular o intestino.
Valor Nutricional
O pão integraloferece até quatro vezes mais fibras que o pão branco. Como o gérmen do trigo é preservado na farinha integral, ele contêm muitos nutrientes, como vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, sendo que uma porção de 50 g possui cerca de 6% do valor diário necessário em uma dieta de 2000 kcal. Ele costuma oferecer cerca de 8% do carboidrato recomendado para o dia e possui cerca de 125 kcal de valor energético na porção de 50 g. Você pode obter até 14% da fibra alimentar diária em uma fatia de 50 g.
Preparação – Os ingredientes necessários
O preparo do pão integralem casa é muito mais simples do que você imagina. A receita é prática e rápida. Você pode personalizar o seu pão com os cereais que mais gostar ou que precise inserir em sua dieta. Nossas sugestões são quinoa, gergelim preto, linhaça, centeio ou aveia.
A base da receita é a farinha de trigo integral e o gérmen de trigo. Sem esses dois ingredientes, o pão não terá a cor e textura característica, além de todos os nutrientes tão desejados.
Os demais ingredientes são comuns aos pães, como sal, água, fermento biológico fresco, óleo e açúcar. O mais recomendado é o açúcar mascavo, que possui mais nutrientes e é muito mais saudável do que o açúcar refinado.
Vamos à lista de compras para você fazer o seu pão integral caseiro!
Passo a passo – A receita de pão integral
Para garantir o sabor, textura e nutrientes do pão integral caseiro, a farinha utilizada deve ser integral também.
Os ingredientesnecessários são:
- 2 xícaras de farinha integral;
- 1 xícara de gérmen de trigo;
- 1 xícara de grãos e cereais de sua preferência;
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
- ½ xícara de óleo vegetal;
- 25 g de fermento biológico fresco;
- 2 xícaras de água morna;
- sal à gosto.
A receita de pão integralé muito fácil.
1. Preparação da massa
Para começar, aqueça a água em uma panela até ela ficar morna. Comece a preaquecer o forno em 200º. Misture o fermento com o açúcar em uma vasilha e vá adicionando os outros ingredientes aos poucos. Por último, despeje a água morna.
2. Trabalhando a massa
Enfarinhe uma superfície limpa para trabalhar a massa. Sove a massa diversas vezes e reserve. Deixe crescer até que ela dobre de tamanho.
3. Preparando o pão integral
Depois de cerca de 2 horas a massa deve ter atingido o tamanho desejado. Unte e enfarinhe ou utilize um papel manteiga para forrar uma forma de pão ou de bolo inglês. Modele a massa e preencha a forma. Deixe crescer dentro da forma por mais alguns minutos.
4. Assando o seu pão integral
Agora que a massa já cresceu no formato certo, leve ao forno preaquecido em 200º por 25 minutos. O tempo varia de forno para forno, então o ideal é observar se a massa está firme, assada e dourada. Retire do forno. Você pode servir ainda quente, com manteiga.
Conservação
- O pão integral tem a durabilidade um pouco maior que a do pão branco, mas, como a maioria dos pães caseiros, deve ser consumido preferencialmente em até 3 dias.
- Conserve-o sempre coberto por um papel filme, saco plástico ou em um recipiente fechado, caso contrário ele vai secar e ficar duro.
- O pão integral caseiro pode ser congelado depois de assado. Corte em fatias e armazene em um saquinho plástico, retirando todo o ar antes de fechar o saco. Armazene por até 2 meses.
- Ao descongelar, o ideal é levar o pão ao forno por 5 minutos ou esquentá-lo na frigideira.