Qual a diferença entre os tipos de fermento?

O processo de fermentação de pães e bebidas é muito antigo, sendo datado de mais de 4000 anos atrás, registrado pelos egípicios. O ato de fermentar nada mais é que a reprodução de microorganismos que liberam gases e, no caso dos pães, podendo ser até mesmo fungos os responsáveis por fazer esse processo que faz com que a massa cresça. Para entendermos melhor qual a finalidade de cada fermento na culinária, é necessário entender como cada tipo funciona.

Fermento Químico

O mais conhecido e utilizado nas receitas de bolos por todo o país, o fermento químico é fácil de usar, tem ação rápida e não precisa que a massa descanse para agir. Basicamente, o fermento é constituído de bicarbonato de sódio e substâncias que fazem a massa expandir em contato com o calor. Isso faz com que esse tipo de fermento seja perfeito para massas que são mais líquidas e bolos caseiros.

Fermento Biológico

O fermento biológico nada mais é do que microorganismos que reagem com o açúcar presente na massa, liberando gás carbônico, fazendo com que ela aumente de tamanho. Nessa categoria, temos dois tipos de fermentos:

Fermento Biológico Seco (instantâneo)

O fermento biológico seco é normalmente encontrado em embalagens de 10g. Devido à sua composição e tempo de ação, ele é recomendado para fazer pães e massas para pizza. Também existem variações feitas por algumas empresas, para pães e massas doces. A principal diferença entre o fermento biológico seco e o químico, é que esse deve ser deixado fora do forno para fazer a massa crescer, caso contrário, o calor mata os fungos responsáveis por aumentar o tamanho da massa.

Fermento Biológico Fresco

Muito similar ao fermento biológico seco, o fermento biológico fresco possui maior umidade e necessita de cuidados especiais em sua conservação. Sua aparência é pastosa e, apesar de ser usado para a mesma finalidade, ele possui características que deixam algumas massas com textura diferenciada. Não se esqueça de sempre retorná-lo à geladeira o mais rápido possível quando estiver usando esse tipo de fermento.

Fermento natural

Podendo ser feito em casa, o fermento natural é uma mistura de farinhas e água, que demora entre 7 e 10 dias para ser feito. A fórmula usa microorganismos presentes no ar para ativar o crescimento do fermento que, ao longo dos dias, ajudam a criar um tipo de fermento único, muito usado em alguns tipos de pães artesanais.

Bicarbonato de Sódio

Similar ao fermento químico, o bicarbonato de sódio é um agente químico que libera dióxido de carbono e faz a massa crescer com esse efeito. Devido à sua ação mais leve, ele é recomendado para massas que não necessitam crescer muito, como cupcakes e biscoitos. Um diferencial interessante é a sua durabilidade, que é muito maior do que a do fermento químico tradicional.Sempre se atente ao escolher o fermento para a receita que você quer fazer, pois isso vai influenciar o sabor, a textura e seu resultado final!